Inmet emite alerta laranja para tempestade com granizo no Sul do Brasil nesta 5ª feira 8675g

Publicado em 23/02/2023 10:51
Demais regiões do Brasil também continuam com muita instabilidade e previsão de chuva nas próximas 24 horas

4z295v

Os próximos dias serão de bastante instabilidade no tempo da região Sul do Brasil. Segundo informações da Climatempo, as áreas de instabilidade começam a ganhar força já nesta quinta-feira (23) e associadas a um sistema de baixa pressão atuando entre Argentina e Uruguai colocam toda a região em alerta para tempestade e granizo nas próximas 24 horas. 

"A chuva retorna em forma de temporais, com raios e ventos variando de 60 a 80 km/h em todo o Paraná, em Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de granizo. No litoral gaúcho, em Porto Alegre, Bagé, Uruguaiana e Pelotas, pancadas moderadas a forte, com raios e ventos de até 60 km/h", afirma a consultoria. 

A condição também está sendo monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta laranja válido nos três estados da região Sul do Brasil. A tendência é que continue chovendo nos próximos dias em toda área e no final de semana, o norte do Rio Grande do Sul poderá ter chuvas acima de 60mm. A continuidade das chuvas no Paraná aumenta a preocupação com a colheita, já atrasada devido o excesso de chuva nos últimos dias. 

Imagens de satélite mostram áreas de instabilidade no Sul do Brasil: 
 

Fonte: Inmet 

O tempo também continua instável em no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os modelos mantêm a condição de umidade no Litoral Norte de São Paulo e devido o excesso de chuva dos últimos dias novos problemas não estão descartados. 

"Além disso, a nebulosidade se espalha também entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro, no Amazonas e no Pará. Entre o norte mineiro e parte do interior da Bahia, céu claro, com poucas nuvens ao longo do dia", complementa a Climatempo. 

No Centro-Oeste, as chuvas mais expressivas são esperadas no Mato Grosso do Sul, com volumes entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Também pode chover em Mato Grosso e em Goiás, mas com volumes mais baixos. 

No Matopiba, o destaque fica para o centro-norte do Maranhão que deve receber as chuvas mais volumosas, com acumulado entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Pontos isolados do Piauí também podem registrar acumulados de até 30mm nesta quinta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias

Fonte: Inmet 
Fonte: GFS
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 3hz63

A partir de hoje, frente fria que a pelo sul atinge também sudeste e centro-oeste
Frente fria avança pelo Sul e atinge Centro-Oeste e Sudeste nesta 4ª feira
Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (28) para todo o Brasil
Novos zoneamentos climáticos vão ampliar a produção de batata voltada ao mercado e à indústria
Índia prevê chuvas acima da média para impulsionar economia
undefined