Metsul: Estiagem se agrava nesta semana no RS; veja onde a situação piora 1f331s

Publicado em 20/01/2025 08:37 e atualizado em 20/01/2025 12:23
Chuva irregular com baixos volumes em muitas áreas com a persistência do calor deve levar a uma piora da estiagem em parte do estado

A MetSul Meteorologia alerta que a estiagem deve se agravar em parte do Rio Grande do Sul no decorrer desta semana com chuva irregular no estado e a persistência da alta temperatura na sequência dos próximos dias que leva a uma maior perda de umidade do solo. 5s315n

Mapa: Metsul

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso na seção de mapas (assine aqui e tenha o a muitos mapas de chuva). 

Não deixa de chover no Rio Grande do Sul, mas as precipitações tendem a ser bastante irregulares e desta forma deficientes diante do déficit hídrico e do solo já com escassa umidade em várias partes do território gaúcho. 

Como se observa nas projeções, os maiores volumes de chuva nesta semana devem se dar na Metade Norte gaúcha, entretanto no Oeste, no Centro e na Campanha deverá chover muito menos e de forma isolada, levando ao agravamento do quadro nestas áreas do estado.

Some-se o calor que vai ganhar força novamente no decorrer da semana com marcas muito altas e acima dos 35ºC projetadas para localidades do Centro para o Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul. 

Com o calor excessivo, a perda de umidade no solo se acelera por evapotranspiração e a situação das lavouras que já é ruim em diversos municípios vai piorar no interior gaúcho no decorrer da semana.

Nesta segunda-feira, com exceção do Oeste, deve ter chuva irregular na maior parte do estado, entretanto na grande maioria das localidades os volumes devem ser baixos. Os acumulados podem ser isoladamente altos por pancadas localizadas intensas em setores mais do Sul e do Leste do estado. 

Amanhã, terça-feira, o tempo firme e sem chuva predomina na maior parte do estado. Pode chover em pontos isolados do Sul gaúcho, mas pouco e de forma isolada. Já na quarta, tempo sem chuva em todo ou praticamente todo o estado. 

Na quinta, pancadas isoladas retornam ao Noroeste e ao Norte do estado enquanto nas demais regiões segue o tempo firme na esmagadora maioria das cidades. Na sexta e no sábado, pancadas de chuva isoladas atingem a maior parte do Rio Grande do Sul, mas as precipitações devem ser irregulares com volumes altos apenas localizados e baixos na maior parte dos locais.

Fonte: Metsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS 3hz63

Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (28) para todo o Brasil
Novos zoneamentos climáticos vão ampliar a produção de batata voltada ao mercado e à indústria
Índia prevê chuvas acima da média para impulsionar economia
Região sul em alerta para clima extremo, com frente fria causando temporais, ventos fortes e risco de geada
Defesa Civil alerta para temporais no Paraná e reforça apoio aos municípios
undefined