MAPA divulga calendário de semeadura e vazio sanitário da soja para a safra 2025/2026 com regionalização inédita na Bahia 1l403x
Na safra 2025/2026, pela primeira vez, o calendário da soja na Bahia será dividido em três regiões distintas, com datas específicas para o vazio sanitário e o início da semeadura. A mudança está prevista na Portaria SDA/MAPA nº 1.271, de 30 de abril de 2025, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), e representa um avanço técnico importante no manejo fitossanitário da cultura no estado. 4g4w3h
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) avalia como positiva a regionalização dos prazos, considerando as diferentes condições climáticas e fitossanitárias presentes no território baiano. “Essa medida atende a uma demanda antiga do setor produtivo e reconhece as particularidades de cada microrregião agrícola da Bahia. É um avanço na busca por mais eficácia no controle da ferrugem-asiática e no uso racional de defensivos agrícolas”, destaca o presidente da Aiba, Moisés Schmidt.
O vazio sanitário é o período no qual fica proibido cultivar ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo é eliminar os hospedeiros do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem-asiática — principal doença da cultura no Brasil —, reduzindo assim a presença de esporos no ambiente durante a entressafra.
Já o calendário de semeadura define o intervalo em que a semeadura da soja é permitida. A medida busca reduzir o número de aplicações de fungicidas e prevenir o surgimento de populações do fungo resistentes aos principais grupos químicos utilizados no controle da doença. A legislação determina que o vazio sanitário deve ter duração mínima de 90 dias, e cabe à Secretaria de Defesa Agropecuária estabelecer, anualmente, os prazos para cada estado.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), será publicada em breve, em caráter excepcional, uma portaria com o calendário para antecipação da semeadura, reforçando os prazos legais previstos na legislação fitossanitária do estado. O acompanhamento das áreas plantadas excepcionalmente durante o vazio sanitário será regulamentado por norma específica da Adab, em conformidade com a decisão aprovada na Câmara Técnica Regional (CTR), realizada em 23 de janeiro de 2025.
Bahia adota nova divisão regional para vazio sanitário e semeadura
A partir da safra 2025/2026, o estado da Bahia a a ser dividido em três regiões agrícolas, com datas distintas para o vazio sanitário e o período permitido de semeadura. No Oeste da Bahia, a maior parte dos municípios produtores de soja está incluída na Região I, onde o vazio sanitário ocorrerá entre 26 de junho e 7 de outubro, e a semeadura será permitida a partir de 8 de outubro a 31 de dezembro. Entre os municípios contemplados estão: Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Riachão das Neves, Cocos, Santa Maria da Vitória, entre outros.
Vazio sanitário:
Região I: 26 de junho a 7 de outubro de 2025
Região II: 14 de junho a 14 de setembro de 2025
Região III: 14 de dezembro de 2025 a 14 de março de 2026
Calendário de semeadura:
Região I: 8 de outubro a 31 de dezembro de 2025
Região II: 15 de setembro a 15 de dezembro de 2025
Região III: 15 de março a 25 de junho de 2026
0 comentário 5y581d

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira