Frete: Brasil ainda precisa exportar 10 mi de t de soja e line-up chega a 50 navios nos portos 2q587

Publicado em 14/06/2018 11:10
Navios têm custo diário de US$ 17 mil e conta deverá ser paga pelos exportadores. Fluxo das exportações é lento e corresponde apenas a empresas que compram FOB e o volume que chega por meio das ferrovias. Cerca de 60 navios devem chegar nos próximos dias aos portos. STF deu 48 horas para o Governo se manifestar em relação ao frete.
Sérgio Castanho Teixeira Mendes - Diretor Geral da Anec

Podcast 5d702m

Entrevista com Sérgio Castanho Teixeira Mendes - Diretor Geral da Anec sobre o Ime no frete paralisa comercialização 14o2t

 

 

Sérgio Castanho Teixeira Mendes, diretor geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (14) para destacar o ime que se faz presente nas exportações brasileiras neste momento.

Segundo ele, há um fluxo muito pequeno de cargas que correspondem apenas a empresas que compram FOB e o que chega por meio das ferrovias. São 10 milhões de toneladas de soja aguardando no interior neste momento.

No line-up dos portos, há 50 navios esperando e mais 60 navios chegando, criando um cenário bastante delicado. Esses navios possuem um custo de 17 mil dólares por dia para os exportadores.

O período de exportação brasileira, assim, deve ser prolongado. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu 48 horas para que o Governo se manifeste em relação à questão dos fretes. Mendes avalia que, se uma solução favorável ocorrer, isso deve "colocar a casa em ordem".

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 3hz63

Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados
Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete
Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola
Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre
Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações
Vports amplia em 70% a capacidade de receber navios Panamax no Porto de Vitória (ES)
undefined