Geada e seca em abril afetaram safras da Ucrânia 3p1828
4z295v
KIEV (Reuters) - Geadas fortes e prolongadas, seguidas de temperaturas anormalmente altas e falta de precipitação em abril, tiveram um impacto negativo no desenvolvimento das safras de primavera ucranianas, disseram os meteorologistas estatais nesta segunda-feira.
No início de abril, as geadas cobriram a maior parte da Ucrânia e as temperaturas caíram para 11 graus Celsius negativos por até 7 horas, segundo a consultoria agrícola APK-Inform.
"O tempo seco com baixa umidade relativa do ar para a primavera e as geadas também foram desfavoráveis para o desenvolvimento inicial das primeiras safras da primavera", disseram os meteorologistas.
Os agricultores ucranianos estão semeando culturas de primavera e a futura colheita depende, em grande parte, de as plantas terem calor e umidade suficientes para germinar e crescer.
O meteorologistas disseram que, em abril, o déficit de precipitação continuou na maioria das regiões, com a quantidade mensal atingindo ou excedendo a norma apenas em bolsões do norte, sul, oeste e leste do país.
Nos últimos anos, a Ucrânia tem sofrido com a falta de umidade no solo, principalmente em maio e junho.
O Ministério da Fazenda informou na semana ada que os agricultores haviam semeado 3,2 milhões de hectares de grãos até 2 de maio. O ministério não forneceu dados comparativos.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário 5y581d

Agricultor do Brasil eleva adoção de bioinsumos e área tratada cresce 13% em 24/25

Cultivo de Carinata avança no Brasil com produção 100% contratada pela indústria

Desenvolver o campo com sustentabilidade é tema de plenária promovida pelo STR de Pontão

Pesquisadores do Fed precisam "combater incêndios" em meio a ofensiva tarifária de Trump

Mapa realiza operação conjunta para combate à produção clandestina de bebidas alcoólicas em Pernambuco

IPCA-15 sobe menos que o esperado em maio apesar de energia elétrica e taxa em 12 meses tem alívio