Alesp aprova SISP-POV para certificar produtos de origem vegetal e suas obrigações 1a506h
Uma importante conquista para o setor produtivo paulista: o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISP-POV) foi aprovado nesta terça-feira (20) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o novo serviço será responsável pela fiscalização, inspeção e auditorias sanitárias e industriais de produtos de origem vegetal e suas derivadas, bem como dos produtos da algicultura e da fungicultura. 4l264n
O SISP-POV a a ser subordinado ao Centro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (CIPOV), à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na prática, o serviço permite que o produtor formalize seu negócio, gerando maior renda e expansão do seu empreendimento. A partir do controle sanitário, desde a matéria-prima até o produto final, toda cadeia produtiva ganha maior segurança em todos os processos. Ao fim dos trabalhos o órgão emite o selo SISP-POV, garantindo a origem e a qualidade dos produtos de origem vegetal e seus derivados.
O Serviço terá condições para detectar possíveis irregularidades, tornando a oferta de produtos de origem vegetal ainda mais segura para o consumidor. “Com o SISP-POV, garantimos maior segurança alimentar para a população e impulsionamos a economia dos produtores de produtos paulistas, que têm seus valorizados e sua renda aumentada”, explica Guilherme Piai, Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.
Após a sanção do governador, os produtores e estabelecimentos que trabalham com produtos vegetais deverão registrar-se no SISP-POV para comercializar seus produtos. Com exceção desses já registrados no serviço de inspeção federal ou ligados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
0 comentário 5y581d

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP