Ações têm alta leve com notícias corporativas superando rebaixamento do crédito dos EUA 1z5v2a
4z295v
Por Sruthi Shankar e Purvi Agarwal
(Reuters) - As ações europeias fecharam em alta leve nesta segunda-feira, após uma série de cinco semanas de ganhos, conforme quedas decorrentes de um surpreendente rebaixamento da classificação de crédito dos Estados Unidos foram compensadas por atualizações corporativas positivas.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,13%, a 549,98 pontos, reduzindo quedas anteriores e oscilando em torno do pico intradiário de sete semanas registrado na sexta-feira.
A agência Moody's rebaixou a classificação de crédito dos EUA na sexta-feira, citando preocupações sobre a crescente pilha de dívidas de US$36 trilhões do país, o que causou nervosismo nos mercados globais mais cedo.
"O rebaixamento reflete o que os mercados já sabem: estamos em um novo regime fiscal definido pela austeridade por meio de tarifas e limites", disse Lale Akoner, analista de mercado global da eToro.
Enquanto isso, o amplo projeto de lei de corte de impostos do presidente dos EUA, Donald Trump, que estava parado há dias, obteve aprovação de um importante comitê do Congresso norte-americano no domingo, enquanto o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse em entrevistas que o presidente dos EUA, Donald Trump, cumprirá as ameaças de tarifas se os parceiros comerciais não negociarem de "boa fé" os acordos.
As ações de viagens e lazer foram as que mais ganharam no índice. A Ryanair subiu 4,8%, depois que a companhia aérea irlandesa de baixo custo relatou uma forte demanda em toda a Europa e projetou que os preços das agens subiriam e se recuperariam de grande parte do declínio que prejudicou o lucro no ano ado.
Algumas ações de luxo caíram depois que os dados de vendas no varejo da China em abril não atenderam às expectativas. A Moncler caiu 2,2%, a LVMH perdeu 1,1%, enquanto o índice mais amplo recuou 1%.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,17%, a 8.699,31 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,70%, a 23.934,98 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 registrou variação negativa de 0,04%, a 7.883,63 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,20%, a 40.166,77 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,25%, a 14.099,00 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,19%, a 7.249,88 pontos.
0 comentário 5y581d

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP