Alesp aprova SISP-POV para certificar produtos de origem vegetal e suas obrigações 1a506h
Uma importante conquista para o setor produtivo paulista: o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISP-POV) foi aprovado nesta terça-feira (20) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o novo serviço será responsável pela fiscalização, inspeção e auditorias sanitárias e industriais de produtos de origem vegetal e suas derivadas, bem como dos produtos da algicultura e da fungicultura. 4l264n
O SISP-POV a a ser subordinado ao Centro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (CIPOV), à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na prática, o serviço permite que o produtor formalize seu negócio, gerando maior renda e expansão do seu empreendimento. A partir do controle sanitário, desde a matéria-prima até o produto final, toda cadeia produtiva ganha maior segurança em todos os processos. Ao fim dos trabalhos o órgão emite o selo SISP-POV, garantindo a origem e a qualidade dos produtos de origem vegetal e seus derivados.
O Serviço terá condições para detectar possíveis irregularidades, tornando a oferta de produtos de origem vegetal ainda mais segura para o consumidor. “Com o SISP-POV, garantimos maior segurança alimentar para a população e impulsionamos a economia dos produtores de produtos paulistas, que têm seus valorizados e sua renda aumentada”, explica Guilherme Piai, Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.
Após a sanção do governador, os produtores e estabelecimentos que trabalham com produtos vegetais deverão registrar-se no SISP-POV para comercializar seus produtos. Com exceção desses já registrados no serviço de inspeção federal ou ligados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
0 comentário 5y581d

Unigel firma acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes no Nordeste

Monitor da Amcham aponta alta de 9,4% no comércio Brasil–EUA até abril de 2025

Câmara e Senado participam do 11º Fórum Parlamentar do BRICS para debater o papel dos Parlamentos na construção de uma governança global mais inclusiva e sustentável

Setor celebra o Dia do Trabalhador Rural com liderança em empregos e alta valorização profissional

Nova cultivar de feijão carioca da Embrapa garante mais produtividade e qualidade de grãos

Publicada classificação de risco por país no Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR)