Rússia reduz embargo à carne de frango do Brasil; Colômbia bane país e Turquia só o RS 1j3f2

Publicado em 22/05/2025 12:05 e atualizado em 22/05/2025 13:11

4z295v

 

SÃO PAULO (Reuters) -Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão decidiram que vão restringir a suspensão à carne de frango brasileira apenas ao Estado do Rio Grande do Sul, foco de um caso de gripe aviária em granja comercial na semana ada, informou o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.

Antes, a suspensão desses países era para todo o Brasil, que enfrenta embargos totais ou parciais de dezenas de destinos.

Belarus, Armênia e Quirguistão não aparecem entre os principais destinos da carne de frango brasileira, enquanto a Rússia foi o 25º comprador em 2024, segundo dados da indústria.

Na quarta-feira, a Colômbia informou a suspensão à carne de frango brasileira de todo o país, segundo uma nota do Instituto Colombiano Agropecuário. O país, no entanto, não consta de uma relação divulgada pelo Ministério de Agricultura brasileiro.

O ministério informou nesta quinta-feira a inclusão da Turquia entre aqueles países que embargam apenas a carne do Rio Grande do Sul. Turquia e Colômbia não estão entre os principais importadores.

A nota do ministério reiterou que a China (maior importador), União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão seguem com proibição para todo o país.

Desses, China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, África do Sul e Filipinas estiveram entre os dez principais destinos das exportações brasileiras de carne de frango em 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Conforme nota do ministério nesta quinta-feira, os países que restringem a suspensão apenas ao Estado do Rio Grande do Sul são: Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia, além da Turquia.

Na véspera, a Arábia Saudita -- quarto destino para as exportações brasileiras de frango -- aparecia como restringindo apenas o produto do município de Montenegro, segundo relação divulgada pelo ministério, que não explicou a mudança.

Na nota desta quinta-feira, a nota do ministério incluiu os Emirados Árabes Unidos, segundo destino para exportação brasileira em 2024, com embargo apenas para o produto de Montenegro -- na véspera, a nação árabe estava ausente da nota oficial.

Além dos Emirados Árabes Unidos, o Japão, terceiro importador de carne de frango do Brasil em 2024, também restringe apenas o produto de Montenegro, conforme protocolo sanitário.

(Por Roberto Samora, com reportagem adicional de Luis Jaime Acosta em BogotáEdição de Letícia Fucuchima e Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 5y581d