Indústria de máquinas deve elevar investimento em 2019, mas abaixo da média dos últimos anos 3o2o2n
4z295v
SÃO PAULO (Reuters) - Os fabricantes de máquinas e equipamentos devem elevar em 30 por cento o investimento de 2019, para mais de 2,7 bilhões de reais, mas o valor deve se manter abaixo da média dos últimos anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela associação que representa o setor, Abimaq.
Segundo a associação de fabricantes, a micro e pequenas empresas e médias companhias do setor estão se mostrando mais dispostas a ampliar investimentos este ano, com previsão de crescimentos de 48,7 e 50,3 por cento, respectivamente. Nas grandes empresas, o investimento deve subir 17,9 por cento, mostrou o levantamento da entidade.
O setor é formado por cerca de 8.500 empresas no país e nos últimos anos vinha investindo uma média de 4,5 bilhões de reais ante "bons anos", entre 2010 e 2014 em que o investimento chegou a cerca de 8 bilhões a 9 bilhões de reais por ano.
A entidade afirmou que 35,5 por cento dos investimentos esperados em 2019 devem ser destinados para modernização tecnológica, 30,5 por cento para reposição de máquinas depreciadas, 24 por cento para ampliação da capacidade industrial e 10 por cento em outras áreas.
"O que deverá impulsionar os investimentos é a nova rodada de concessões de setores de infraestrutura", afirmou o presidente da Abimaq, João Marchesan, em comunicado à imprensa. "Os investimentos devem ganhar mais fôlego somente no segundo semestre, quando algumas reformas forem aprovadas e o nível de ociosidade for reduzido. Hoje ele se encontra em 25 por cento", acrescentou.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário 5y581d

AGCO inaugura Centro de Desenvolvimento em Ibirubá (RS) e reforça protagonismo global em tecnologias de plantio

Fabricante russo de colheitadeiras suspende produção devido à queda na demanda dos agricultores

Fendt lança nova colheitadeira IDEAL 25 na Agrishow 2025

Fendt apresenta suas inovações na Agrishow 2025

Faturamento do setor de máquinas avança 15% no 1º tri, diz Abimaq

Indústria de Máquinas e Equipamentos registrou desaceleração no mês de março de 2025