O ICMS, a sonegação e a necessidade de organização da cadeia do feijão 58910
4z295v
Os preços do feijão no mercado brasileiro vivem um momento complicado. É o que comenta Marcelo Lüders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão (IBRAFE), em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (8).
Para alguns produtores, a situação é séria a ponto de gerar prejuízo efetivo. Há uma grande quantidade de feijão comercial acumulada e a entrada de feijão novo no estado de São Paulo. Durante essa semana, feijões de boa qualidade recém-colhidos no mercado paulista foram negociados entre R$100 e R$110.
Ele destaca que há uma situação de excesso de oferta no mercado. Enquanto isso, o estado do Paraná tem 7% de sua área colhida e tem como vantagem a entrada da produção na diminuição do volume disponível em São Paulo - o que não significa que os preços devem ser compensadores. As variedades do estado que possuem escurecimento mais lento devem receber mais pela saca, o que exige cuidado na hora de absorver informações neste sentido.
Não há, portanto, perspectivas de melhora para os preços do feijão no horizonte, a menos que haja uma estiagem que provoque perda de produtividade no estado do Paraná.
Lüders comentou também a situação do combate à sonegação do ICMS no estado do Mato Grosso. Os produtores pressionaram para que a alíquota fosse diminuída de 12% para 4%, de modo que consigam evitar esse problema e não se tornem alvo fixo dessa sonegação. O presidente lembra que a Reforma Tributária poderia ser uma solução mais efetiva para essa situação, mas que ao mesmo tempo tramita a revogação da Lei Kandir - duas medidas que vão em caminhos contrários.
Por fim, ele destaca a necessidade de o Plano Nacional da Cadeia Produtiva trazer, como novidade, a percepção da área pública de que o feijão existe, bem como a importância da commodity como potencial para o setor exportador.
0 comentário 5y581d

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária