Treinamento simulado da entrada da Peste Suína Africana no BR reuniu agentes veterinários de todo o país em Santa Catarina fb4c
Podcast 5d702m
Treinamento simulado da entrada da Peste Suína Africana no BR reuniu agentes veterinários de todo o país em Santa Catarina fb4c
Um treinamento realizado em Santa Catarina reuniu profissionais da área de serviço veterinário de todos os Estados do Brasil parea simular exercícios como se o vírus da Peste Suína Africana (PSA) tivesse entrado no país. A coordenadora estadual de sanidade suíndea da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Sabrina Tavares, ressaltou a importância da presença de integrantes destes serviços vindos de outros Estados. A capacitação foi uma parceria da Cidasc com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
"Há um gargalo em relação à mão-de-obra capacitada para agir neste tipo de situação, então além de quem psrticiou do treinamento se tornar um multiplicador na sua região, há também a integração entre Estados; se um caso aparecer em determinado local, profissionais podem ser aceionados em outro local para ajudar", disse.
Como a produção de carne suína é concentrada no Sul do país, houve mais vagas disponibilizadas para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, de acordo com Sabrina, sendo que para os demais Estados, compareceram dois integrantes cada.
Os exercícios, segundo ela, foram desde abordagens práticas, como coleta de amostras, detecção de quadros hemorrágicos nos animais, até a parte mais burocrática, de notificação, entrega de amostras para autoridades responsáveis.
Leia mais: 574j4n
+ Adapar participa de simulado de emergência sobre peste suína africana
+ Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul participa de simulado sobre peste suína africana
0 comentário 5y581d

Coreia do Sul a a embargar apenas carne de frango do RS, diz ministro

Preço do ovo recua 7,2% no atacado em Porto Alegre após gripe aviária, aponta Cepea

Gripe Aviária: MAPA informa mais três suspensões à carne de frango do Brasil

Movimento do mercado dos suínos perde força e pressiona os preços para baixo nesta 6ª feira

Cotações do frango recuam até 6,2% nesta semana com gripe aviária e entrada da segunda quinzena do mês

Descartada suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em Santa Catarina