Colheita da soja confirma perdas no RS e safra de inverno vira única ficha o bolso do produtor gaúcho 4j5g5l
Podcast 5d702m
Colheita da soja confirma perdas no RS e safra de iverno vira única ficha o bolso do produtor gaúcho 472dj
O Rio Grande do Sul enfrentou falta de chuvas durante outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, o que impactou muito a produtividade da safra de soja 2021/22 que já foi 45% colhida até o momento.
Por outro lado, somente em março o estado acumulou 200 mm de precipitações, mais do que os cinco meses anteriores, e isso dificulta o avanço da colheita e tira qualidade dos grãos, aumentando o índice de descontos na entrega.
Segundo o engenheiro agrônomo e consultor da Aprosoja RS, José Domingos Teixeira, a amplitude de produtividades está muito alta, com pelo menos 2 milhões de hectares produzindo apenas 8 sacas por hectare e alguns pivôs de irrigação indo até à 70 sc/ha.
Diante deste cenário negativo da soja, a única ficha no bolso do produtor gaúcho a a ser a safra de inverno, que deverá ter aumento de área cultivada para o trigo e para a canola, mesmo com custos de produção muito elevados. Teixeira destaca que para o trigo, por exemplo, o custo em 2022 será de 56 sacas por hectare.
Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo e consultor da Aprosoja RS no vídeo.
0 comentário 5y581d

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas